segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Exposições de cartazes

Durante o ano de 2009, fui a duas exposições muito interessantes que apresentavam como tema, o cartaz.

A 1º foi Rico Lins: uma gráfica de fronteira, que aconteceu no Instituto Tomie Ohtake, entre os meses de maio e julho. A exposição mostrava toda a trajetória criativa de Rico, além de uma oficina e uma mesa redonda com Agnaldo Farias, André Stolarski, Milton Cipis, Ricardo Ohtake e o próprio Rico Lins.

Rico Lins é um dos principais designers brasileiros. Conhecido pelas ilustrações das maiores capas de jornais e revistas do planeta, como da revista americana Newsweek, Big e Time, da revista acadêmica alemã Kultur Revolution, dos jornais americanos The New York Times e The Boston Globe e dos franceses Le Monde e Libération, entre outros. Além do mais fez capas de discos e de livros das mais importantes gravadoras e editoras. É um dos membros da Aliança Gráfica Internacional (clube profissional que reúne os melhores designers gráficos do mundo), localizada na Suíça. Criou também o cartaz da 21º edição da Bienal.

Para mais informações, acesso o link do Instituto Tomie Ohtake:
http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/rico/rico.html


Figura 1: Trânsito de Memória
Figura 2: Jazz Sinfônica

A outra exposição, foi sobre os cartazes de cinema cubano. A exposição Cartazes cubanos: um olhar sobre o cinema mundial aconteceu na Caixa Cultural e apresentou 80 belos cartazes do ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica), do perído dos anos 1960 até os anos 1990. Os cartazes são ricos em cores, formas e texturas.


Figura 4: Filme Antonio das Mortes, direção de Glauber Rocha


Figura 5: Cartaz da exposição



Figura 6: Cartaz da exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário