O cartaz é um componente estético fundamental dos grandes centros urbanos, por difundir informações de forma clara e simples. O cartaz que também pode ser denominado como pôster, atravessou diversos momentos artísticos e culturais de épocas variadas, sem perder seu objetivo comunicacional. Grandes artistas como Jules Chéret, Pierre Bonnard e Henri de Toulouse-Lautrec se sobressaíram na produção cartazista.
Jules Chéret, Bal du Moulin Rouge, 1889. Litografia a cores
Fonte: http://tipografos.net/tecnologias/litografia.html
Pierre Bonnard, La Revue blanche, 1894. Litografia a cores
Fonte: http://cs.nga.gov.au/Detail.cfm?IRN=157446
Henri de Toulouse-Lautrec. Moulin Rouge - La Goulue, 1891. Litografia
Fonte: http://www.numizmatyczny.pl/html/1085.html
Fonte: http://tipografos.net/tecnologias/litografia.html
Pierre Bonnard, La Revue blanche, 1894. Litografia a cores
Fonte: http://cs.nga.gov.au/Detail.cfm?IRN=157446
Henri de Toulouse-Lautrec. Moulin Rouge - La Goulue, 1891. Litografia
Fonte: http://www.numizmatyczny.pl/html/1085.html
O cartaz tem como principal objetivo transmitir visualmente algum tipo de informação ou acontecimento. Possui características comunicativas e expositivas, além de ser um possibilitador de experimentações, tanto em níveis estéticos quanto na questão vinculativa.
O cartaz é uma identidade considerável tanto em meios culturais (divulgação de filmes, teatro, espetáculos de dança, exposições, eventos, entre outros) como no meio publicitário, tornando-se uma peça promocional.
"O cartaz, a imagem na sociedade urbana, é o de um componente estético de nosso ambiente. Ele é talvez uma das aberturas próximas de uma arte não-alienada, inserida na vida cotidiana, próxima e espontânea" (MOLES, 1974:15).
Referências Bibliográficas:
CAMBESES. Vosnier. Uma breve história dos cartazes. Disponível em: <www.lumiarte.com/luardeoutono/lo_radios/cartazes.rtf>. Acesso em:21 ago. 2009.
MOLES, Abraham Antoine. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
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