quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O cartaz: uma mídia urbana

Alguns estudos apontam que a origem do cartaz foi no Oriente, por volta do século X, através da xilogravura em madeira (CAMBESES, on line). Aos poucos foi ganhando destaque e no final do século passado na Europa, tornou uma mídia em potencial.

O cartaz é um componente estético fundamental dos grandes centros urbanos, por difundir informações de forma clara e simples. O cartaz que também pode ser denominado como pôster, atravessou diversos momentos artísticos e culturais de épocas variadas, sem perder seu objetivo comunicacional. Grandes artistas como Jules Chéret, Pierre Bonnard e Henri de Toulouse-Lautrec se sobressaíram na produção cartazista.

Jules Chéret, Bal du Moulin Rouge, 1889. Litografia a cores
Fonte: http://tipografos.net/tecnologias/litografia.html


Pierre Bonnard, La Revue blanche, 1894. Litografia a cores
Fonte: http://cs.nga.gov.au/Detail.cfm?IRN=157446


Henri de Toulouse-Lautrec. Moulin Rouge - La Goulue, 1891. Litografia
Fonte: http://www.numizmatyczny.pl/html/1085.html



O cartaz tem como principal objetivo transmitir visualmente algum tipo de informação ou acontecimento. Possui características comunicativas e expositivas, além de ser um possibilitador de experimentações, tanto em níveis estéticos quanto na questão vinculativa.

O cartaz é uma identidade considerável tanto em meios culturais (divulgação de filmes, teatro, espetáculos de dança, exposições, eventos, entre outros) como no meio publicitário, tornando-se uma peça promocional.

"O cartaz, a imagem na sociedade urbana, é o de um componente estético de nosso ambiente. Ele é talvez uma das aberturas próximas de uma arte não-alienada, inserida na vida cotidiana, próxima e espontânea" (MOLES, 1974:15).


Referências Bibliográficas:

CAMBESES. Vosnier. Uma breve história dos cartazes. Disponível em: <www.lumiarte.com/luardeoutono/lo_radios/cartazes.rtf>. Acesso em:21 ago. 2009.

MOLES, Abraham Antoine. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário