sexta-feira, 27 de novembro de 2009

David Carson: um expoente do design gráfico pós-moderno

Um dos designers que usa as possibilidades tecnológicas em seu trabalho é o norte americano David Carson. O ex-surfista é conhecido por trabalhos inovadores, principalmente em revistas.

Foi por causa de um workshop realizado no final da década de 70, que Carson iniciou sua carreira no design gráfico. No início dos anos 80 foi diretor de arte da revista Transworld Skateboarding, cuja experimentação tipográfica foi sua maior característica.

Skateboarding
Fonte : http://blog.capstrat.com/

Na década de 90, Carson trabalhou na revista Beach Culture, que recebeu mais de 150 prêmios de design.

Beach Culture
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/

Ainda nos anos 90, o designer se tornou diretor de arte da revista musical Ray Gun e foi transformando os conceitos de design gráfico da época, excluindo o uso do grid e fazendo experimentações com a tipografia e a fotografia.


Ray Gun
Fonte: http://www.musicman.com/

Seu trabalho inovador foi se consolidando cada vez mais, tanto que empresas tradicionais como a Coca-Cola tiveram sua identidadevisual reformulada pelo designer.

David Carson apresenta em seus trabalhos textos soltos, falta de clareza nas informações, desconstrução, sobreposição de imagens e palavras, falta de preocupação com a tipografia, resultando numa estética do mal acabamento. Acredita que todas essas possibilidades gráficas são frutos da globalização e das novas mídias, que permite a criação de composições nunca antes criadas.

Carson já escreveu vários livros como "Fotografiks", "Trek: David Carson, Recent Werk", "The End of Print: The Grafik Design of David Carson", "David Carson: 2nd Sight: Grafik Design After the End of Print", entre outros.

Para conhecer mais o trabalho de David Carson, visite seu site: www.davidcarsondesign.com

A seguir uma entrevista de David Carson contando seu processo de criação:





Nenhum comentário:

Postar um comentário