terça-feira, 1 de dezembro de 2009

21º cartaz da Bienal


O cartaz da 21º edição da Bienal, que não possuía nenhuma temática, foi criado pelo designer Rico Lins e escolhido por meio de concurso.

Rico Lins é um dos principais designers brasileiros. Conhecido pelas ilustrações das capas dos maiores jornais e revistas do planeta, como da revista americana Newsweek, Big e Time, da revista acadêmica alemã Kultur Revolution, dos jornais americanos The New York Times e The Boston Globe e dos franceses Le Monde e Libération, entre outros. Fez capas de discos e de livros das mais importantes gravadoras e editoras e éum dos membros da Aliança Gráfica Internacional (clube profissional que reúne os melhores designers gráficos do mundo), localizada na Suíça.

Apresenta uma montagem com várias imagens sobrepostas: imagens clássicas como “O pensador” de August Rodin e a coluna grega contrastadas com elementos atuais como a televisão e o cartão postal, retratando imagens repetidas (técnica fotográfica usada por Muybrigde para retratar o movimento). É um típico cartaz pós-modernista, que usa elementos de conceitos diferentes, dispostos num mesmo espaço, através da sobreposição. O que pode parecer uma “bagunça”, é uma organização bem planejada pelo designer, que trabalha com propostas oníricas em seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário