quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

26º cartaz da Bienal


No ano de 2004 foi o cartaz de Ziraldo que representou a 26º edição da Bienal, que apresentava o tema “Território livre”. Ziraldo é cartunista, chargista, pintor, teatrólogo, escritor, cronista, desenhista e jornalista. Se destaca em livros infantis, como o Menino Maluquinho e aceitou o convite da Fundação Bienal para a realização do cartaz.

O cartaz de Ziraldo apresenta três frases, sendo as duas primeiras com a mesma extensão de largura e tamanho de fonte, esta inclusive sem serifa. Estão localizadas na parte direita do cartaz, de forma justificada. A terceira linha composta pelo número da edição e nome do evento está no centro do cartaz e apresenta um tamanho de fonte maior que as linhas acima, salientando a informação, com a mesma fonte.

O cartaz é ilustrado por pequenos quadrados do mesmo tamanho e com cores diferentes (a maioria cores quentes). É simples e multicolorido, semelhante ao trabalho do pintor suíço Paul Klee, como mostra a figura abaixo:


A ilustração do cartaz é abstrata, diferente das que Ziraldo costuma fazer (ilustrações humorísticas), deixando claro como é difícil para qualquer artista ou designer fazer o cartaz da Bienal, uma mostra composta por obras de correntes e países distintos, que democratiza a arte e conseqüentemente suas críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário