quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

24º cartaz da Bienal


O 24º cartaz da Bienal realizada em 1998 foi criado por meio de convite, por Raul Loureiro e Rodrigo Cerviño Lopez, tendo como inspiração o desenho criado por Leonilson.

O designer Raul Loureiro trabalhou na área de publicações e eventos do Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, entre 1994 e 1998. E quando retornou ao Brasil projetou o catálogo da Bienal de São Paulo, à convite do curador Paulo Herkenhoff. Ganhou prêmios como o Jabuti (CBL), Aluísio Magalhães (Biblioteca Nacional) e The Award of the German Unesco-Commission 2003 para capa e projeto gráfico. Enquanto que Rodrigo Cerviño Lopez é arquiteto e trabalha na área de design gráfico.

Sob o tema da “Antropofagia”, a imagem do cartaz é seca e contundente, se diferenciando dos dois cartazes anteriores, já que este apresenta uma composição precisa e clara.

O cartaz apresenta apenas duas linhas. A primeira na cor verde apresenta o número da edição e o nome do evento. A linha abaixo na cor branca e numa fonte mais reduzida, apresenta a data e local. As informações alinhadas, partem da mesma direção dos pés do desenho.

Essa ilustração é do cearense Leonilson (1957 - 1993), como mostra a figura abaixo. Pintor, desenhista e escultor da arte contemporânea do país, principalmente na década de 1980 e 1990. Leonilson participou da Bienal de São Paulo de 1985 e com a sua morte prematura, foi homenageado na XXIV Bienal de São Paulo, com uma sala expondo suas obras e na logomarca e cartaz, que apresentaram detalhes de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário