quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

23º cartaz da Bienal


O cartaz da 23º edição foi realizado por Louise Bourgeois, a convite da Fundação Bienal.

A artista plástica francesa é uma das principais escultoras do mundo. Influenciada pelo surrealismo e pela arte contemporânea, apresentou suas esculturas, desenhos e pinturas em famosas exposições como The Arts in Therapy (1943), no MoMA (Estados Unidos); Les Etats Unis Sculpture du Siècle (1965) no Musée Rodin (Paris); Documenta de Kassel (1992) na Alemanha; Bienal de Veneza em 1993 e 1994; e na própria Bienal de São Paulo, em 1996 e 1998, entre muitas outras. Uma de suas esculturas mais conhecidas é “Maman” (1999), a famosa aranha de nove metros de altura.

Bourgeois foi solicitada a enviar uma ilustração para ser utilizada no cartaz, porém mandou quatro. A Fundação escolheu esta imagem por ter força e impacto, características necessárias para se tornar ícone de um evento artístico internacional, que naquela edição tinha como tema, a “Desmaterialização da arte no final do milênio”. O cartaz é composto por vários círculos vermelhos um dentro do outro, dando a impressão de um túnel do tempo ou impressão digital. Feitos com pincel, os círculos apresentam espessuras diferentes, sendo uns mais finos, outros mais grossos.

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