quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

28º cartaz da Bienal


O mais recente cartaz, idealizado para a 28º Bienal foi criado por Flávia Castanheira. A designer gráfica, voltada para a área de projetos gráficos de livros, foi convidada para criar a composição, cujo tema da mostra foi “Em contato vivo”.

O cartaz apresenta transparência (a sobreposição dos elementos é vista de maneira clara), profundidade (perspectiva na imagem, através do efeito claro e escuro, conseguido pela variação das cores) e seqüencialidade (ritmo visual causado pela ordenação dos elementos).

Apresenta uma tipografia curvilínea, diferente de todas as tipografias dos outros cartazes. Ela é o resultado puro do uso da computação gráfica, pois a fonte é cortada ao meio e as duas partes não estão exatamente na mesma direção, dando um efeito moderno. Não apresenta serifa e as cores são do cartaz sobreposto.

Esta composição apresenta uma sobreposição do cartaz da 1º edição da Bienal, criado por Antonio Maluf, como mostra a figura abaixo. É uma releitura fragmentada que pode ser considerada como uma tradução gráfica dos parâmetros pós-modernos.


1º cartaz da Bienal, realizado por Antonio Maluf

Um comentário: